Pesquisa personalizada

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PESQUISA & ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURA: DIÁLOGOS ENTRE FORMADOR E PROFESSOR - Wagner Rodrigues Silva e Lívia Chaves de Melo (orgs.)

O livro organizado pelos colegas Wagner e Lívia em coedição com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) é fruto de um trabalho investigativo e convida-nos a fazer algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Materna e da Literatura nas salas da Educação Infantil e do Ensino Básico. Os autores nos apresentam questões instigantes que envolvem planejamento, avaliação, materiais didáticos, práticas de leitura, escrita e análise lingüística. Ao ler o livro, é possível perceber o envolvimento e também o entrelaçamento que há entre os professores-formadores da Universidade e os professores em formação continuada de um curso de Especialização, realizado no Estado do Tocantins. O trabalho apresentado pelo grupo contribui de maneira significativa para todos os professores de Língua Materna e Literatura que estão nas salas de aulas das escolas brasileiras. Colabora também na formação dos nossos alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, bem como na orientação dos professores formadores desses alunos. Além disso, sobressai no mercado editorial por ser um trabalho que não ficou só no âmbito das lamentações, pois os artigos contidos no livro apresentam propostas e sugestões de atividades que nos convidam para realizar reflexões no sentido de buscar um letramento maior e melhor dos nossos alunos.
Lingüística
PESQUISA & ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURA: DIÁLOGOS ENTRE FORMADOR E PROFESSOR
Wagner Rodrigues Silva e Lívia Chaves de Melo (orgs.)
ISBN: 978-85-7591-103-7
Formato: 14 x 21 cm -- 200 pp. -- primeira edição: agosto de 2009
Preço: R$ 36,00
SUMÁRIO E AUTORES QUE PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Introdução
DIÁLOGOS ENTRE FORMADOR E PROFESSOR
PARA PRODUÇÃO DO ENSINO E DA PESQUISA
I Parte
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO
DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURA
Capítulo 1
HISTÓRIA DE AUSÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE
NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Kátia Cristina
Capítulo 2
TEORIA ACADÊMICA E PRÁTICA DOCENTE
EM REFERENCIAL CURRICULAR
Wagner Rodrigues Silva e Lívia Chaves de Melo
II Parte
ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Capítulo 3
PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA ORIENTADA
POR PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DA APRENDIZAGEM
Juliane Pereira Sales
Capítulo 4
PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO SOB OLHAR DE PROFESSORAS
Wagner Rodrigues Silva e Eliziane de Paula S. Barbosa
Capítulo 5
ANÁLISE LINGÜÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL:
PROFESSORES E ALUNOS COMO SUJEITOS
DA APRENDIZAGEM
Luiza Helena Oliveira da Silva, Eliziane de Paula S. Barbosa e
Elisângela Teixeira da Silva
III Parte
ENSINO DE LITERATURA
Capítulo 6
LETRAMENTO LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO
Hilda Gomes Dutra Magalhães e Eliziane de Paula S. Barbosa
Capítulo 7
A LITERATURA EM SALA DE AULA:
INVESTIGANDO MATERIAIS DE APOIO DIDÁTICO
Lívia Chaves de Melo e Hilda Gomes Dutra Magalhães
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 189
Postar um comentário

Google+ Followers