Pesquisa personalizada

sábado, 6 de março de 2010

SITUAÇÃO PROBLEMA PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE ÁLGEBRA


OS NÚMEROS DOS SAPATOS

       Qual é o número do seu calçado? Esse número corresponde ao comprimento, em centímetros, do seu pé? Meça e verifique?
       Com certeza, os números que você encontrou não são iguais, ou seja, o número do seu calçado não corresponde ao comprimento em centímetros do seu pé.
       Então, qual é a relação entre o número do calçado e o comprimento do seu pé?
      A maioria das pessoas certamente nunca parou pra pensar de onde vem o número do sapato que calçamos. À medida que vamos crescendo, vamos comprando números maiores, sem pensar muito que significa essa numeração.
      Mas essa história é mais antiga e maluca do que imaginamos! Tudo começou com um decreto do rei Eduardo I, da Inglaterra, em 1305. Ele estipulou que uma polegada equivaleria a três grãos de cevada seca e alinhados. Acredita??? E o mais engraçado é que essa determinação ganhou a simpatia dos sapateiros ingleses, que decidiram confeccionar sapatos em tamanho-padrão, de acordo com a quantidade de grãos alinhados. Trinta e quatro grãos equivaleriam, ao número 34 e assim por diante. Isso facilitou a vida deles e a dos clientes que, antes da padronização, precisavam provar várias vezes um sapato até que ele ficasse pronto.
     Já está pensando onde vai arrumar grãos de cevada pra conferir se o seu tamanho 37 realmente equivale a 37 grãos??? Sinto decepcionar, mas infelizmente não vai dar certo. Isso porque durante a revolução industrial, os países europeus decidiram padronizar a forma de calcular o tamanho dos sapatos e transformaram os grãos em uma unidade métrica chamada ponto.
     O tamanho desse ponto varia de um lugar para outro e é por isso que a numeração muda de acordo com o local. Os estados Unidos usam o ponto inglês, enquanto o Brasil e parte da Europa usam o ponto francês, que mede 0,666 centímetro. Ainda assim, há variações entre países que usam a mesma medida. Alguns ainda utilizam o meio ponto ampliando a grade de numeração.
     Sim, mas você certamente está ai se perguntado de onde vem, afinal, o seu número 37??? Agora vamos precisar fazer algumas contas. O número do seu sapato vai depender do comprimento do pé.
      Para medir o comprimento do pé, desenhe o contorno dos 2 pés numa folha, com a caneta ou lápis bem na vertical. Meça o comprimento desde o dedo até ao calcanhar. Não se assuste se um pé for maior que o outro! Isso é muito normal! Aí, temos que considerar o número maior e tirar 0,5 cm dessa medida, como desconto da espessura do lápis ou da caneta que usamos para traçar a linha.
OS NÚMEROS DOS SAPATOS NO BRASIL
     Para padronizar os números dos sapatos foi preciso o auxilio da álgebra. O número do sapato depende do comprimento do pé, e a fórmula para calcular o número do calçado é a seguinte:

N = (5C +28)/4               N: número do calçado e c: comprimento do pé em centímetros
    
     Agora, utilizando a fórmula, encontre o número que você calça. Compare os resultados que você encontrou com os de alguns colegas. Meça o comprimento dos pés das pessoas que moram em sua casa. Depois, utilizando a fórmula, encontre o número do calçado de cada uma delas.
     O resultado encontrado na fórmula pode ser um número decimal. Nesse caso, arredonde-o para o número inteiro mais próximo.
Postar um comentário

Google+ Followers