Pesquisa personalizada

domingo, 23 de janeiro de 2011

Habilidades e Conteúdos: 8° Ano - 1° Bimestre:

Eixo Norteador: Números e Operações
Habilidades: 
Reconhecer números naturais e racionais no contexto diário
Realizar operações com números inteiros e racionais.
Desenvolver estratégias de verificação e controle de resultados através do cálculo mental e da calculadora.
Compreender a diferença do conjunto dos números Naturais, Inteiros e Racionais e sua aplicação no cotidiano.
Ser capaz de utilizar-se da multiplicação, divisão e potenciação de números inteiros e racionais na resolução de situações-problema.
Compreender o significado de radiciação, extrair e efetuar raízes quadradas e cúbicas exatas de números inteiros e racionais.
Diferenciar os conjuntos racionais e irracionais resolvendo operações e situações problema que envolva conhecimento dos números reais.
Resolver situações-problema envolvendo números decimais e frações, incluindo determinação de frações geratrizes das dízimas.
Representar na reta numérica os números Naturais, Inteiros e Racionais e estabelecer critérios de comparação e ordenação.
Conteúdos :
Números inteiros e racionais (revisão):
significado, representação.
Ordenamento, operações e cálculo mental.
Números Irracionais:
dizimas e operações.
Números Reais.
Potencia e suas propriedades.
Radiciação e suas propriedades.
Representação de números reais na reta numérica.

Eixo Norteador: Espaço e Forma
Habilidades: 
Reconhecer elementos intuitivos da geometria como ponto, reta, semi-reta, segmento de reta e plano.
Identificar as características de retas coplanares, paralelas e perpendiculares.
Realizar operações com ângulos.
Identificar retas como: concorrentes, paralelas e coincidentes.
Reconhecer um ângulo como figura geométrica constituída por duas semi-retas de mesma origem e não coincidentes.
Identificar e nomear vértice, e lados deumângulo.
Classificar os diversos tipos de ângulos.
Associar a um ângulo sua medida em graus usado o transferidor.
Construir um ângulo, dado sua medida utilizando-se do transferidor e régua.
Definir representar e construir a bissetriz de um ângulo.
Reconhecer, representar e relacionar ângulos opostos pelo vértice, ângulos complementares e suplementares.
Definir e identificar ângulos consecutivos e ângulos adjacentes.
Determinaro valor do ângulo formado por retas paralelas cortadas por uma reta transversal.
Conteúdos :
Retas e ângulos.
Classificação de um ângulo.
Bissetriz/ângulos adjacentes, complementares, suplementares e opostos pelo vértice.

Eixo Norteador: Grandezas e Medidas
Habilidades: 
Comparar e estimar medidas de grandezas por meio de estratégias pessoais ou convencionais utilizando unidade de medidas na resolução de problemas.
Calcular o perímetro e área.
Determinar a soma dos ângulos internos deumtriangulo.
Definir, representar e identificar : mediana, altura e bissetriz deumtriangulo.
Identificar e aplicar corretamente os casos de congruência de triângulos .
Identificare representar triângulos utilizando corretamente o transferidor, compasso e régua.
Verificar a existência ou não de um triângulo.
Conteúdos :
Triângulos.
Soma dos ângulos internos.
Classificação, altura, mediana e bissetriz, congruência.
Propriedades, perímetro e área.

Eixo Norteador: Tratamento de Informação
Habilidades: 
Ser capaz de coletar e organizar dados utilizando estratégias pessoais e convencionais de classificação para interpretar as informações veiculadas no dia-a-dia.
Construir gráficos de barras.
Conteúdos :
Pesquisa de respostas objetivas.
Organização de dados de uma pesquisa em listas ou tabelas.
Gráficos.

Bibliografia.
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008.
Postar um comentário

Google+ Followers