Pesquisa personalizada

domingo, 23 de janeiro de 2011

Habilidades e Conteúdos: 9° Ano - 1° Bimestre:



Eixo Norteador: Números e Operações
Habilidades: 
Compreender a diferença entre os conjuntos dos números Naturais, Inteiros e Racionais e sua aplicação no cotidiano.
Ser capaz de utilizar-se da adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de números reais na resolução de situações-problema.
Diferenciar os conjuntos racionais e irracionais resolvendo operações e situações problema que envolva conhecimento dos números reais.
Representar na reta numérica os números Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais estabelecer critérios de comparação e ordenação.
Compreendero significado de radiciação,extrair e efetuar raízes n-ésimasde números reais.
Identificar as propriedades fundamentais da potenciação e da radiciação.
Realizar operações de (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) comradicais.
Simplificar radicais usando a propriedade do quociente de raízes quadradas e raízes em geral.
Racionalizar o denominador de uma fração.
Conteúdos :
Conjunto dos Números Reais
Significados, representação, ordenamento e operações.
Potenciação
Potência deumnúmero real
Potência e suas propriedades
Representação dos Reais na reta numérica.
Notação Científica – potência de base.
Radicais:
Propriedades e operações.
Racionalização de denominadores.


Eixo Norteador: Espaço e Forma
Habilidades: 
Localizar-se no tempo e no espaço, a partir do desenvolvimento da lateralidade, e noção de distância, espaço e tempo.
Resolver problemas utilizando a geometria do deslocamento.
Efetuar operações envolvendo razão e proporção.
Identificar segmentosproporcionaisemumfeixe de retasparalelase emfiguras semelhantes.
Ampliar e reduzir figuras, bem como reconhecer as características de figuras semelhantes.
Resolver problemas utilizando o Teorema deTales.
Explorar objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas, e artesanatos fazendo conexões com outras áreas do conhecimento.
Relacionar as relações entre perímetros e áreas de figuras ampliadas e reduzidas.
Conteúdos :
Sistema de Coordenadas Cartesianas e deslocamento no plano
Proporcionalidade e Semelhança:
Razão entre segmentos.
Escalas.
Teorema deTales.
Ampliação e Redução.


Eixo Norteador: Grandezas e Medidas
Habilidades: 
Calcular o perímetro e a área de uma região quadrada e retangular.
Calcular o perímetro e a área de uma região limitada por um paralelogramo, trapézio, losango e triângulo.
Calcular o perímetro e a área de uma região limitada porumpolígono regular.
Conteúdos :
Perímetro, área.


Eixo Norteador: Grandezas e Medidas
Habilidades: 
Diferenciar população e amostra emuma pesquisa.
Ler, interpretar e resolver situações envolvendo noções de Estática e probabilidade.
Diferenciar e calcular freqüência absoluta e relativa de pesquisa.
Interpretar dadosemgráficos e tabelas.
Usar adequadamente calculadora e outros recursos tecnológicos.
Ser capaz de coletar e organizar dados utilizando estratégias pessoais e convencionais de classificação para interpretar as informações veiculadas no dia-a-dia.
Construir gráficos diversos.
Conteúdos :
Noções de Estatística.
População e amostra.
Freqüência absoluta e relativa de uma variável.
Gráficos e tabelas.

Bibliografia.
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008.
Postar um comentário

Google+ Followers