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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Planejamento em Matemática

Sabe-se que um bom planejamento evita problemas posteriores, com certeza a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola e principalmente para os professores: é neste momento que os professores começam a separar os livros, selecionar atividades, elaborar e reelaborar projetos ações que visam o desenvolvimento das habilidades e competências dos discentes.
O planejamento “é um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.” (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.40).
Plano de Aula “ é a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. (...) É a sistematização de  todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem”. (PILETTI, 2001, p.73)
Assim, este momento é muito peculiar para que os professores possam a começar a pensar nas diversas estratégias metodológicas para que possam atingir as metas para este ano.  E se tratando da disciplina de matemática, sabem – se desde os primórdios das civilizações a matemática foi ligada ao cotidiano das pessoas de forma a subsidiar decisões e resolução de questões apresentada no dia-a-dia.
Sabe-se também que a matemática constitui ferramenta importante no desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento como administração, economia, química, física, arquitetura, engenharia, informática, dentre outras.  Porém torna – se primordial a abordagem desta de forma interdisciplinar e contextualizada com o cotidiano do aluno para que os alunos possam desenvolver as habilidades e competências de acordo com o nível de ensino.  
E tratando do planejamento da disciplina de matemática os professores devem selecionar bem os conteúdos, pois é essencial para o desenvolvimento das habilidades, garantindo assim, uma aprendizagem significativa e eficiente para o aluno como também para o professor e para a sociedade. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para o Ensino Fundamental, propõe se a divisão dos conteúdos em quatro grandes blocos que servirão como eixos norteadores da prática pedagógica do professor, a saber: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação.
O professor deverá planejar as aulas, seja diário, semanal, quinzenal e mensal de modo a contemplar cada um desses eixos, com competências, habilidades e conteúdos específicos.  

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