Pesquisa personalizada

domingo, 1 de maio de 2011

MATEMÁTICA E ARTE: SIMETRIA

A PRESENÇA DE SIMETRIA NA ARTE DAS MULHERES SOTHO

A arte das mulheres do povo sotho, em Lesoto, e regiões vizinhas na África do Sul pode ser vista estampada em pinturas nas paredes de suas casas. Os desenhos chamados de litema(singular: tema), apresentam alguns padrões geométricos e características de simetria.
As pinturas são feitas, em geral, para decorar festas de noivado, casamentos e outras cerimônias importantes.
Para dar forma aos desenhos, as mulheres usam uma mistura de lama e esterco para rebocar as paredes das casas, despois esculpem as figuras com as mãos e usam tinturas naturais para colorir.

Essa arte é sazonal, ou seja, muda conforme a estação do ano. A coloração nas estações da primavera e do verão é visivelmente diferente às encontradas durante o outono e o inverno. Os raios solares podem fazer a pintura a secar e rachar, e a chuva pode apagá-la.
Um padrão tema, como representado na figura 1 é frequemente constituído por um quadrado (figura 2) que forma a célula (unidade) do padrão. A partir do reflexo horizontal e vertical  da célula, em um quadrado dois por dois, ela aparece em quatro posições diferentes e assim podemos ver o padrão formado na figura 1.
Figura 2 – Célula (unidade) do litepo
Postar um comentário

Google+ Followers