Pesquisa personalizada

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PLANO DE AULA : NÚMEROS DECIMAIS

Disciplina: Matemática

Docente/estagiário: Clean Maria Reis Lourenço

Polo: Ananás Estado: Tocantins

Turma: 6° ano B do ensino fundamental

Tempo pedagógico previsto: 02 horas/aula

Tema da aula: Números decimais

Semestre de Realização do Estágio: 2011.02

CONTEÚDOS

  • Números decimais ; Leitura; Comparação; Representação;

OBJTIVOS

Geral

  • Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números decimais no contexto do dia a dia do aluno;

Específicos

  • Interpretar e produzir escritas numéricas que devem ser expressas por números racionais nas formas fracionárias e percentuais reconhecendo uso no contexto diário;
  • Representar e escrever e operar com números decimais;

METODOLOGIA

  • As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno. E a partir das mesmas serão ministradas aulas teóricas, explicativas e dentre outras;
  • Apresentação de um Slide falando da importância de estudar os números decimais;
  • Exibição de um vídeo números decimais aula15 mostrando onde os números decimais estão inseridos no cotidiano das pessoas;
  • Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do  aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo;
  • Propor algumas situações problemas do cotidiano que os alunos utilizam números decimais para que os mesmos possam responder oralmente;
  • Discussão/correção colaborativa das atividades (Feedback);

RECURSOS DIDÁTICOS

Textos impressos, projetor de slides, notebook, vídeo software (jogos educacionais sobre os números decimais);

AVALIAÇÃO

  • Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
  • Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA

Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2009.

Projeto Radix: matemática, 7° ano/Jackson da Silva Ribeiro. – São Paulo: Scipione, 2009.

Postar um comentário

Google+ Followers