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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PLANO DE AULA: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS

Disciplina: Matemática

Docente/estagiário: Clean Maria Reis Lourenço

Polo: Ananás Estado: Tocantins

Turma: 6° ano B do ensino fundamental

Tempo pedagógico previsto: 02 horas/aula

Tema da aula: Operações com números decimais

Semestre de Realização do Estágio: 2011.02

CONTEÚDOS

  • Operações com números decimais;

OBJTIVOS

Geral

  • Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números decimais no contexto do dia a dia do aluno;

Específicos

  • Ser capaz de utiliza-se das operações por estratégias pessoais ou técnicas convencionais;

  • Resolver situações – problemas envolvendo porcentagens em situações problemas;

METODOLOGIA

  • Dividir a turma em dupla e após entregar um cupom fiscal/encarte e para cada grupo e as orientações da atividade aplicada;

  • Falar da importância do cupom fiscal/encarte em seguida realizar a leitura do mesmo e propor aos grupos que façam uma analise dos itens, preços dos produtos que estão relacionados no cupom fiscal/encarte em forma de tabela;

  • Solicitar que escolha uns 05 itens de sua preferencia e façam os cálculos para verificar quanto pagaria por estes produtos;

  • Intervenção quanto os métodos utilizados para realizar as operações com os números decimais;

  • Confeccionar um cartaz e papel madeira para realizar a apresentação;

  • Socialização da atividade proposta;

  • Discussão/correção colaborativa das atividades (Feedback);

RECURSOS DIDÁTICOS

Cupom fiscal, encartes e panfletos de supermercado, papel madeira, pincel atômico, calculadora, projetor de slides, computador, notebook.

AVALIAÇÃO

  • Neste processo os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, realizadas em dupla quanto aos conteúdos desenvolvidos, às habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.

  • Será avaliada também a participação dos alunos durante a realização da atividade em dupla. E nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA

Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2009.

Projeto Radix: matemática, 7° ano/Jackson da Silva Ribeiro. – São Paulo: Scipione, 2009.

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