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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PLANO DE ENSINO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola ∕ Instituição: COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS

Endereço da Escola: PRAÇA JK, N° 167

Disciplina: MATEMÁTICA

Turma: 6° ANO B

Docente/Estagiário: CLEAN MARIA REIS LOURENÇO

Polo: ANANÁS Estado: TO

Carga horária total: 90 h

Ano / Semestre de aplicação: 2011.02

EMENTA

Números decimais; Operações com números decimais; Porcentagem em forma decimal; Grandezas e suas medidas; Pesquisa: Organização de dados de uma pesquisa em tabelas e gráficos de barras, linhas e setores.

OBJETIVOS

Gerais

  • Desenvolver habilidades voltadas para a utilização de números decimais no contexto do dia a dia do aluno.
  • Compreender o significado das medidas, a partir de situações-problemas que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e que possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.

Específicos

  • Interpretar e produzir escritas numéricas que devem ser expressas por números racionais nas formas fracionárias e percentuais reconhecendo seu uso no contexto diário;
  • Representar, escrever e operar com números decimais;
  • Ser capaz de utiliza-se das operações por estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
  • Resolver situações – problemas envolvendo porcentagens em situações problemas;
  • Descobrir e reconhecer a existência de grandezas que podem se medidas com unidades que não mantém uma relação decimal entre si;
  • Utilizar adequadamente calculadora, computador e outros recursos tecnológicos disponíveis;
  • Ser capaz de coletar e organizar dados utilizando estratégias pessoais e convencionais de classificação para interpretar as informações veiculadas no dia a dia, representadas em listas, tabelas, gráficos de colunas e outros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Distribuição do conteúdo programático

Previsão do Número de aulas

UNIDADE 1

1)Número decimais(comparação e representação)

2)Operações com números decimais;

3)Porcentagem em forma decimal;

6

UNIDADE 2

1) Grandezas e suas medidas em unidades não decimais;

2) Pesquisa(Organização de dados de uma pesquisa em gráficos de barras, linhas e setores).

4

METODOLOGIA

  • As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno. E a partir das mesmas serão ministradas aulas teóricas, explicativas e dentre outras;
  • Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo.
  • Discussão/correção colaborativa das atividades (Feedback);
  • Realizar uma entrevista/pesquisa com a coordenadora da Merenda Escolar para coletar informações referentes aos alimentos adquiridos, quanto ao preço, calorias que são utilizadas na merenda escolar;
  • Levar os alunos para o laboratório de informática para os alunos construírem os gráficos o editor de planilha Excel da pesquisa realizada. (Ação do PDE: Gráficos iterativos);
  • Realizar uma apresentação dos gráficos interativos no programa PowerPoint e após apresentar para a turma utilizando o projetor de slide. (Ação do PDE: Gráficos iterativos);
  • Utilizar simuladores virtuais de compra para verificação de aprendizagem em relação à contextualização e utilização de números decimais no cotidiano do aluno;

RECURSOS DIDÁTICOS

Cupom fiscal, encartes e panfletos de supermercado, cardápio da merenda escolar (ver itens, preços, calorias), papel madeira, pincel atômico, calculadora, projetor de slides, computador, notebook, software (jogos educacionais sobre os números decimais);

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Algumas sugestões de avaliações em sala de aula:

  • Neste processo avaliamos quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
  • Será avaliada também a participação dos alunos, a frequência dos alunos em sala de aula, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse, o professor dará visto no caderno em dois momentos: antes da correção para os que trouxeram a atividade de casa pronta ou em sala de aula e para os que só fazem depois dá correção, mas com pontuação diferente nestes dois casos, o mesmo será contabilizado no final de cada bimestre.
  • Os alunos serão avaliados durante participação na execução dos miniprojetos desenvolvidos em sala de aula, no pátio da escola, nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.

CRONOGRAMA

CRONOGRAMA

DATA

CONTEÚDO

03/10

Números decimais: Leitura, comparação e representação;

07/10

Operações com números decimais;

10/10

Porcentagem em forma decimal;

14/10

Grandezas e suas medidas em unidades não decimais;

17/10

Pesquisa: Organização de dados de uma pesquisa em tabelas;

19/10

Confecção de gráficos de barras, linhas e setores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2009.

Projeto Radix: matemática, 7° ano/Jackson da Silva Ribeiro. – São Paulo: Scipione, 2009.

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