Pesquisa personalizada

terça-feira, 26 de junho de 2012

FORMAÇÃO DO GESTAR II DE MATEMÁTICA

       Neste mês de junho de 2012 aconteceu em Araguaina – TO, a formação do Gestar II de Língua Portuguesa e Matemática. Durante os tP6150720rês dias de formação os professores retomaram os estudos das TP´s 4 e 5. Momentos esses que contribuiram para a retomada sobre a metodologia do Gestar II, sendo que a última formação aconteceu em outubro de 2010. A formação foi ministrada pelos formadores do curriculo Izaumir, Emanuel Nogueira e …..

       Durante esses dias de estudo os professores tiveram a oportunidade para socializar as experiencias de sala de aula, refletir sobre a  metodologia do Gestar II, estudar as unidades 17,18,19 e 20 da TP 5 e realizar oficina sobre transposição didatica.

         No dia 18 de junho no período matutino foi estudado  a unidade 17: Matemática e impacto social da tecnologia da informação. Durante esse período foi realizado o estudo da seção 1 – Resolução de Situação-Problema:Muticiplicidade de P6150718Possibilidades e a Sociedade Atual, a qual foi realizado a leitura coletiva do texto: Integrando a matemática ao mundo real. A mesma nos proporcionou  reflexão sobre o uso de senhas,  senhas ruins e senhas boas. Após os formadores propôs aos cursistas um teste  para verificar as senhas que os mesmos usam em alguma transação. Essa atividade foi realizada com um software para detectar se a senha é fraca ou forte. 

        Dando sequencia foi estudado a Seção 2 – ConsP6150707trução do conhecimento matemático em ação: Multiplicidade e Contagem. Nesta seção foi possível estudar sobre o principio fundamental de contagem, ampliação  do conceito de multiplicação  e utilizar o diagrama de árvores para representar o princípio multiplicativo. Por último foi a seção 3 – Transposição Didática – Princípio Fundamental de Contagem. Dando continuidade os formadores dividiram a turma em 05 grupos, sendo que cada grupo ficou para apresentar uma transposição didática envolvendo o que foi explorado na unidade 17 da TP 5.

Postar um comentário

Google+ Followers