Pesquisa personalizada

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Estudando Gráficos: 01

        Nesta atividade será proposto problemas relacionados a temas como esporte, saúde e novas tecnologias.Cujo objetivo é  ler, interpretar e construir gráficos de vários tipos. 

        Para esta atividade  solicite aos alunos que tragam jornais e/ou revistas para analisarem alguns gráficos, peça aos alunos que descubra algumas informações que eles apresentam. Posteriormente, socialize o que os alunos descobriram nos gráficos.
Veja se eles analisam título, legenda, texto explicativo, fonte e etc.

Objetivos:   

    1.Resolver situações-problema  com dados  apresentados de maneira    organizada por  meio de gráficos de colunas, barras, setores  e linha.

   2.Construir gráficos de colunas, de barras e de linhas para apresentar dados coletados.

Esporte é saúde

1- A prática de esportes é considerada boa para nossa saúde, pois pode prevenir
várias doenças.
O gráfi co abaixo apresenta os resultados de uma pesquisa feita com jovens
sobre os esportes que eles praticam semanalmente. Cada aluno poderia
escolher uma única opção.

image

Responda:
a) Quantos jovens praticam vôlei?
b) Quantos jovens praticam algum esporte?
c) Quantos jovens participaram da pesquisa?
d) É correto afi rmar que mais de 10% de estudantes dessa escola não praticam esporte? Por quê?

2 - Cada vez mais atletas e seus treinadores usam recursos tecnológicos para avaliar e melhorar seu desempenho físico. O gráfico abaixo apresenta a distância percorrida por um atleta em uma corrida de 200 metros.

image

Classifique as afi rmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com o gráfico:
a) (    ) 0,5 min após o início da corrida, o atleta está exatamente a 70 metros da saída.
b) (    ) Percebe-se que o atleta aumentou sua velocidade entre 1,5 e 2 min após o  início da corrida, pois ele percorreu uma distância maior no mesmo intervalo de tempo.
c) (    ) Comparando todos os intervalos, concluímos que o atleta foi mais veloz entre 2,0 min e 2,5 min após o início da corrida.

3 - Observando o gráfico, preencha a tabela abaixo:

distância percorrida (m) tempo (min)

40

 

70

1,0

 

1,5

4 - No gráfico abaixo, está representada a distância percorrida por 2 atletas em
uma corrida de 600 m.

image

a) 10 segundos após o início da corrida, os dois corredores se encontram. Quando eles se encontram novamente?
b) Em que instante(s), aproximadamente, o atleta 1 supera o atleta 2?
c) Qual atleta percorreu a maior distância?

5 -  A temperatura do corpo humano sofre pequenas alterações e é considerada
normal quando está entre 36,5 °C e 37 °C. Mas, quando a temperatura ultrapassa os 37 graus Celsius, dizemos que a pessoa pode estar com febre.
A tabela mostra a temperatura de um jovem durante um período de 12 horas.

image

Represente as informações da tabela no gráfi co abaixo e responda as questões:

image

a) Em que intervalo de tempo a temperatura do jovem é normal?
b) Aproximadamente em que intervalo de tempo ele entrou em estado febril?
c) Aproximadamente em que intervalo de tempo ele começou a melhorar? Explique.

Fonte: Cadernos de apoio e aprendizagem: Matemática / Programa de Orientações curriculares. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.

Postar um comentário

Google+ Followers