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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Estudando Gráficos: 02

1 - No texto abaixo, há algumas informações sobre o número de produtos vendidos por uma empresa nos últimos 6 anos.
Compare as informações do texto com as do gráfico de barras. Se encontrar alguma incoerência, descreva-a no espaço abaixo.

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2 - Muitas vezes as estatísticas nos alertam para problemas importantes que precisam ser resolvidos. No gráfico a seguir, estão representadas as taxas de mortalidade (em percentuais) decorrentes de doenças do aparelho respiratório. Estes dados, referentes ao ano de 1996, estão organizados por grupos de idade distribuídos nas 5 grandes regiões do Brasil.

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a) Qual é aproximadamente a taxa percentual de mortalidade em jovens com idade entre 10 e 14 anos na região sudeste? E na região centro-oeste?
b) Em que região a taxa de mortalidade é maior entre crianças com menos de 1 ano de idade?
c) Indique as faixas etárias de maior e menor taxa de mortalidade na região sudeste.

3 - Observe que alguns gráficos têm um título, que ajuda a identificar a informação que o gráfico apresenta. Outro componente importante é a legenda, que compõe a  informação com uso de cores, texturas ou símbolos.
Também é importante conhecer a fonte de um gráfico, ou seja, quem coletou e organizou as informações, pois assim podemos avaliar sua confi abilidade.
a) Procure, no gráfico da atividade da página anterior, o título e a fonte e escreva-os.

4. Com as informações da tabela, complete o gráfico e dê um título a ele.

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5 - Nesta tabela, há dados referentes à idade de 300 alunos de uma escola.

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6 - De acordo com os dados, complete a tabela com o número de alunos:

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Fonte: Cadernos de apoio e aprendizagem: Matemática / Programa de Orientações curriculares. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.

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